Entrevistas

Inaugurando Essa Página De Entrevista Do Blog Entrevistamos Umas Das Turmas Mais Populares De São Paulo A Turma Evolução.
Segue Abaixo A Entrevista.


EC-Quando foi fundado a Evolução?
Evolução-A TURMA EVOLUÇÃO foi fundada em março de 2007 de uma união das Turmas do Horto (Alemão e Boréu) e Imperio do Morro (Julio, Márcio, Marcelo e Tota) e mais tarde em 2008 veio a GTB (Alex, Noel, Marquinhos, Kama)


EC-Como surgiu o gosto por balões?
Evolução-O gosto por balão da maioria dos integrantes da turma foi por influencia de familiares, em nossa própria infância o balão nos marcou muito, todos os integrantes da EVOLUÇÃO tiveram em suas infancias a influencia do balão junino, aquilo foi o encanto pra hj tornar o q somos juntos.

EC-No início, quem incentivou a fazer balões?
Evolução-Parentes baloeiros, tios, pais, primos, todos eles ajudaram a fazer desta arte uma parte de nossas vidas.

EC-Porque o nome EVOLUÇÃO?
Evolução-Tínhamos pensado em vários nomes mais num dia o Alemão surgiu com essa opção e todos gostaram.

EC- Quem são os integrantes da EVOLUÇÃO hoje?
Evolução-Eu(Boréu) meu filho Duduzinho, Julio, Alemão, Márcio, Marcelo, Tota, Marquinho, Alex, Cama, Noel, Diego e Ricardo.

EC-Qual o maior desafio até hoje para vocês?
Evolução-Arrumar a nossa bancada, pois entra ano sai ano e a promessa e falta de money vai ficando para tráz...rs não á só desafio não á tbm um sonho, sabemos o qnto merecemos um lugar do jeito q pretendemos deixar.

EC-Vocês acham que o balão tem a ver mais com o tamanho ou mais com a decoração e a qualidade do balão?
Evolução-Gostamos de balões grandes mais como não temos estrutura para fazer optamos em fazer balão de porte médio e com muita qualidade, mas confessamos q a vontade de fazer bitelo existe e um dia vai sair...rs

EC-Existe algum projeto que não executaram? Porque?
Evolução-Não tivemos projetos que deixamos de executar a não ser a idéia louca do Noel em fazer a Barrica de 38m que só ficou no papel para ele. Rssss.            Cada turma tem seus loucos não, com a gente nao é diferente não.

EC-Como é definido o tamanho, molde, tema, tipo do balão?
Evolução-A maioria dos Moldes o DUDU (RAIOS DO SOL) é quem faz para nós e o tema vai da idéia que cada um coloca.
Agora o tipo de Balão vai fazendo um rodízio para poder soltar todos os estilos.

EC-Quem faz os leques, e riscam seus balões?
Evolução-Os leques dos taqueados são feitos pelo Julio, Alex, Alemão e principalmente pelo DUDU, agora o riscado pelo Sola, Renatinho(TVR) e pelo Ligeirinho que fez um belo Desenho dos Monstros S/A.
Quem risca é o Edu (ex.Curtiço) ou Renatinho (TVR).

EC-Como é o esquema de pagamento do que precisa para custear o balão. É tudo arrecadado de uma vez?
Evolução-Antes funcionava no esquema sem mensalidade, íamos comprando as coisas conforme o processo do balão ia avançando, ai a gente custeava no meio do processo de fabricação do balão, mais agora estamos com mensalidade.

EC-Quais são seus principais balões?
Evolução-Modelado de 18m fogueteiro Diurno (2007)
Pião de 21m (2007)
Truff de 20m fogueteiro Noturno (2008)
Lapidado de 12m bandeira do Bob (2009)
Modelado de 23m fogueteiro Noturno (2009) (Boca de Ouro)
Modelado de 14m Painel (2010)
Modelado de 11m letreiro (2010)
Truff de 12m letreiro (2010)

EC-Tem alguém que era de outra turma, e veio para a EVOLUÇÃO?
Evolução-O pessoal da GBT veio fazer balão com nós (Alex, Marquinho, Cama e Noel), Ricardo que fazia balão na Turma da Pedra Branca e o Diego (Tradição).

EC-O que mais marcou a turma até agora?
 Evolução-ocorrido com os fogos do 20m noturno que depois foi solto no 23m, pois os fogos estavam guardados numa residência que pegou fogo e só por DEUS não explodiu as 75dz de vara, impressionante o estado que as bombas ficaram as cabeças das varas derreteram a ponto de virar uma pasta, só deu mesmo pra nos responder prq nao explodiu. E teve tbm o caso do Truf d 20 q abriu o TETO, e novamente graças a deus tivemos "peito" pra segurar o bichão e garantir a segurança de todos os presentes no campo e principalmente o pessoal da turma q estava debaixo do balão trabalhando (somos uma equipe e responsáveis pelo risco q podemos correr mais porem nessas horas onde a maioria solta os guias e sai correndo desesperado, á "Evolução" procura manter a calma e tomar uma decisão melhor possível para não prejudicar ninguém e nem a nós mesmos).

EC-Qual o sonho da turma?
Evolução-A liberação do Balão.

EC-Conte-nos um fato curioso.
Evolução-Num sábado estava voltando de um passeio com a família todo e por volta das 17:00h o Alemão ligou para mim falando que o Truff de 24m noturno da Infinito iria subir e na mesma hora minha esposa olhou para mim e perguntou dentro do carro vc vai ai vei aquela resposta claro que sim só que ela não imaginava que ao chegar em casa as 19:00h o Alemão já estaria no portão de casa me esperando para sair. Ao ver isso ela falou não acredito que vc já vai, pois mau chegamos e novamente a resposta estou indo na mesma hora ela já soltou se vc sair desta casa não precisa mais voltar ai todos sabem o fim fui ver o balão só que quando estava chegando no campo do Truff ela liga perguntando que horas iria voltar para dormir. Quando cheguei em casa as 03:00h ela até sorriu só que quando foi 04:30h o Alemão está buzinando na porta para ir ver a Bagdá da BatBalão ai ela olhou para mim e disse onde vc vai vou ver balão então virou e falou nunca mais vou te proibir de ver balão, pois não de jeito.

EC-Qual a parte mais difícil para se fazer no balão?
Evolução- Não gostamos de fazer união de cone não que seja mais dificil, mas confessamos que é mais chato de fazer, mas graças a deus os trabalhos saem como planejamos.

EC-Qual a parte mais fácil para se fazer no balão?
Evolução-Fechamento.

EC-Quem corta seus balões?
Evolução-Nós mesmo cortamos nossos balões, mais em especial o 23 noturno tivemos o prazer de passar 3 grandes dias na bancada do nosso amigo Edu - TNT pra contar o junino...(EDU obrigado mesmo)

EC-Qual a opinião de vocês sobre festivais?
Evolução-Gostamos de Festivais mais é uma pena que não exista mais, é difí­cil ter opinião sobre algo q ja entrou em estinção(festival), próximo passo se todos nao se unirem logo será o nosso junino q vai ficar somente na memoria d todos nós.

EC-Opinião sobre boca de ouro.
Evolução- A turma ate gosta da Boca de Ouro ou Balão Oscar mesmo perdendo varias vezes sem concordar, porem nós não temos aquela ganacia d muitos de elaborar um projeto especificamente pra botar nos campeonatos, fazemos bolãos bonitos sim como muitas turmas hoje estão fazendo, mas aquela ganancia nao chega em nossa bancada não. A boca de ouro ao mesmo tempo traz muita desunião, brigas etc, o foco teria q ser único e exclusivamente para unir cada ves mais as turmas.

EC-Qual a sensação de ganhar o prêmio boca de ouro?
Evolução-Foi à melhor sensação do mundo, pois depois de ter perdido a Boca de Ouro do fogueteiro diurno e ainda mais ter passado por muitos problemas com a carga do noturno foi muito bom quando o Dinho divulgou o campeão. Tanto que o troféu está no meu quarto e sempre que acordo olha para ver que não é mentira. Quem não gosta quando seu projeto é reconhecido por todos, isso só nos fortaleceu mais.

EC-Quantas vocês já ganharam?
Evolução-Fogueteiro Noturno 2009
Batata de Prata que ajudamos o DUDU (Raios do Sol) 2009, Balão Oscar pião 17,70 matrix (Dudu)

EC-Já esperavam por isso?
Evolução-Todos esperam que um dia o seu trabalho seja reconhecido.

EC-Quem passa uns toques sobre as novas técnicas?
Evolução-Sempre estamos indo visitar bancadas para saber como anda as novas tecnicas e o DUDU está sempre falando sobre as novidades,


EC-Vocês se preocupam com segurança do balão, também na descida ou tanto faz? Acham que o resgate existe para isso?
Evolução- Opa, segurança pra nós esta em 1° lugar, nossos balões dificilmente sobe com carga total, sempre diminuimos uns 15% da carga do balão pra garantir a sua saí­da mais tranquila, se o balão leva 30 mts d antena (pesado) prq nao colocar uns 26, 28 e garantir a sua saída e segurança. É assim q agimos. Já na descida é imprevisível garantir qualquer tipo de segurança, com estes bandos de indios invadindo as casas dos outros afff (sem comentários). Somos a favor de garantir a segurança do local da queda do balão em 1° lugar, depois sim se preocupar com o balão, mas ao contrario, o pessoal nao esta nem ai com o que e o quem esta na sua frente priorizam o balão e dane-se a casa dos outros, carros etc.

EC-Qual é a melhor turma na opinião de vocês (SP, RJ, PR)?
Evolução-Nos dias de Hoje.
SP “ INFINITO / TIB / SONIC
RJ “ BOLO DOIDO / ARTE RECREIO
PR“ APERTO / TZO

EC-Cite algumas pessoas do meio.
Evolução-DUDU e BINHO (Raios do Sol), Roberto (Sonho e Liberdade), Gordinho (Sonic), Carlão (Infinito), Ricardo (TIB), Renatinho (TVR), Edu (TNT) e Ligeirinho (ALTAS HORAS).

EC-Quem são os amigos da EVOLUÇÃO?
Evolução-São todos que gostam do nosso trabalho e em especial aqueles q tbm nao gostam...rs, pois é difí­cil falar em nome de pessoas então vou falar em Turma.
Raios do Sol, Sonho e Liberdade, Pirani, Altas Horas, Os Treze, TNT, Sonic, Relógio, TIB, Infinito, Aperto (Curitiba), Mágicos (Curitiba), Elite (Curitiba), Evolução (Curitiba), MDO(Curitiba), Apolo(Rio).

EC-O melhor balão que já soltaram e porque?
Evolução-O melhor balão foi o fogueteiro Noturno por tudo que aconteceu com a Turma.

EC-Em uma soltura que não esta indo muito bem vocês se intrometem ou não?
Evolução- Quando são amigos nosso sim, pois gostamos de poder ajudar e dar tudo certo.

EC-E vocês já foram ajudados?
Evolução-Sempre somos ajudados, pois sem ajuda é difícil vc soltar balão.

EC-O que poderia ser feito para o balão ser legalizado?
Evolução-Determinar lugares afastados da cidade para cada tipo de balão e na cidade nem pensar em soltar balões...rs

EC-O que acham do gigantismo?
Evolução-Acho que com o gigantismo vc aumenta muito a probabilidade de acontecer acidente na terra ou no céu e assim fazer com que nossa arte seja abolida. Acho que as associedade deveriam intervir com isso e colocar um tamanho maximo de balões.

EC-O melhor lugar para soltura?
Evolução-Campo Limpo Paulista ou Santa Isabel e aquele lugar q nao pega sinal de Celular, Nextel, internet blá blá blá...rs

EC-Deve-se cobrar para ver uma soltura?
Evolução-Sim em caso para ajudar a pessoa que está liberando o campo para soltar o balão.

EC-Vocês pagam para ver balão?
Evolução-Pagamos sim só que tem pessoas que estão abusando das taxas.

EC-Conte-nos um mico.
Evolução-Foi com um integrante da Turma que ao chegar na bancada para marcar a malha do painel pegou o projeto do desenho e perguntou para o pessoal onde estava à etiqueta preta para ele poder começar a marcar a rede...(gente lanterna preta não dá não)....rs,

EC-Qual o balão de vocês que mais entristeceu a turma?
Evolução-O Truff de 20m que quando fui acender o pavil da ultima gaiola o teto do balão abriu.

EC-Qual o balão de qualquer turma inclusive vocês que entristeceu vocês?
Evolução-Progresso  Pião de 28m
Naypes Bagdá De 24 m 
Truff De 54 m Balão Mágico.

EC-Que turmas vocês acham que estão em ascensão, hoje?
Evolução-Gelo, Os Treze, Bruxa(Maua), TIB e Carioca.

EC-Conselhos para todos os baloeiros tanto novos, quanto veteranos e para o pessoal do resgate.
Evolução- Pessoal nunca desista desta arte que é maravilhosa isso é uma cultura que nunca deve acabar. Agora a respeito de resgate vamos nó conscientizarmos e lembrar que poderia ser a casa de cada um que o balão estivesse caindo o com isso ser mais humildes e humanos nos resgates, pois vcs são a vitrine do comportamento de um baloeiro perante a população.


AGRADECIMENTOS:
Nois Do Blog Estrela Cadente Gostariamos De Agradeçer A Humildade DeTodo O Pessoa Da Turma Evolução
Júlio,Alemão,Duduzinho,Boréu,Márcio,Marcelo,Tota,Marquinho,Alex,Cama,Noel,Diego,Ricardo.

Desculpe Se Esquecemos Alguen RS.

Nois Da Turma Estrela Cadente Desejamos Muitas Alegrias Felicidades E Principalmente Balões rsrs.
Um Abraço.